ESPECIAL: NOSFERATU

ESPECIAL: NOSFERATU

por Eliana Gonçalves de Moraes

 

1454064124-56ab41fc7e0d4-004-nosferatu-a-symphony-of-horror-theredlist

 

Nosferatu é um marco da história do cinema, um dos precursores do gênero terror e exemplo clássico do cinema expressionista alemão. Realizado por Friedrich Wilhelm Murnau em 1922, o filme foi baseado no célebre romance Drácula, de Bram Stoker mas, como os herdeiros do escritor não concederam a Murnau autorização para realizar o filme, os nomes dos personagens foram alterados, transformando o Conde Drácula em Conde Orlok e, ao invés de Londres, local onde a história original acontece, Murnau ambientou seu filme em Bremen. Para a viúva de Stoker, no entanto, as mudanças não fizeram a menor diferença. Assim que tomou conhecimento do longa, Florence Stoker entrou na justiça contra seus produtores. Processado por violação de direitos autorais, a justiça ordenou a destruição do filme, mas algumas cópias, entre as muitas que já haviam sido distribuídas, foram guardadas até a morte de Florence. Hoje, o filme pertence ao domínio público.

Macabro, assustador e soturno, o personagem criado por Murnau é uma das mais fiéis representações cinematográficas do Conde Drácula imaginado por Stoker; É, inclusive, a primeira versão da clássica história nos cinemas.

Em 1979, o diretor alemão Werner Herzog fez um excelente remake do filme de Murnau, Nosferatu: o Vampiro da Noite, com Klaus Kinski, Bruno Ganz e Isabelle Adjani nos papéis principais, e uma trilha sonora primorosa do grupo Popol Vuh, colaborador habitual de Herzog.

O vampiro de Murnau inspirou também o filme A Sombra do Vampiro (2000), de E. Elias Merhige, onde a história partia da premissa do que poderia ocorrer durante as filmagens de Nosferatu caso Max Schreck, o ator principal, fosse um vampiro de verdade. Com John Malkovich como o diretor Murnau e Willem Dafoe como Max Schreck.

Três filmes muito legais sobre esse mito eterno e fascinante do cinema de terror que recomendo.

 

  • NOSFERATU

 

 

NOSFERATU
(Nosferatu, eine Symphonie des Grauens / Alemanha / 1922)
Drama, Fantasia, Suspense, Terror / 94 min
dirigido por Friedrich Wilhelm Murnau
roteiro: Henrik Galeen
com Max Schreck, Gustav von Wangenheim, Greta Schröder, Alexander Granach, Georg H. Schnell, Ruth Landshoff, John Gottowt, Gustav Botz e Max Nemetz

Hutter, um agente imobiliário, viaja até os Montes Cárpatos para vender um castelo no Mar Báltico cujo proprietário é o excêntrico conde Graf Orlok que, na verdade é um milenar vampiro. Orlok se muda para Bremen, Alemanha, espalhando o terror na região e quem pode reverter esta situação é Ellen, a esposa de Hutter, pois Orlok, está atraído por ela.

 

 

 

 

  • NOSFERATU: O VAMPIRO DA NOITE

 

 

NOSFERATU: O VAMPIRO DA NOITE
(Nosferatu: Phantom der Nacht / Alemanha, França / 1979)
dirigido por Werner Herzog
roteiro: Werner Herzog
com Klaus Kinski, Isabelle Adjani, Bruno Ganz, Roland Topor, Walter Ladengast, Dan van Husen, Carsten Bodinus e Martje Grohmann

Jonathan Harker é um agente imobiliário que visita a Transilvânia para fazer um negócio, ignorando o mal presságio de sua esposa Lucy. Ele visita o castelo do Conde Drácula e acaba se tornando prisioneiro deste. Refilmagem do clássico alemão Nosferatu, de Murnau, de 1922.

 

 

 

 

  • A SOMBRA DO VAMPIRO

 

 

A SOMBRA DO VAMPIRO
(Shadow of the Vampire / EUA, Luxemburgo, Reino Unido / 2000)
Comédia, Drama, Terror / 92 min
roteiro: Steven Katz
dirigido por Edmund Elias Merhige
com John Malkovich, Willem Dafoe, Udo Kier, Cary Elwes, Catherine McCormack, Eddie Izzard, Aden Gillett, Nicholas Elliott e Ronan Vibert

O diretor F.W. Murnau está obcecado em criar um filme o mais realista possível, e avisa a toda a equipe que o ator Max Schreck, que fará o vampiro, usa um método de interpretação segundo o qual vive o personagem em tempo integral. Mas o estranho comportamento de Schreck assusta a todos e faz com que acreditem que é realmente um vampiro. Para piorar, alguns membros da equipe começam a morrer. De modo estilizado e ficcional, o filme mostra os bastidores de Nosferatu, clássico do terror de 1922.

 

 

 

Deixe um comentário