ESPECIAL: UMA CILADA PARA ROGER RABBIT (Robert Zemeckis / 1988) O astro de desenhos animados Roger Rabbit, desconfiado de sua esposa Jessica, contrata os serviços do detetive Eddie Valiant para segui-la. No dia seguinte, Eddie é acordado com a notícia de que o suposto amante de Jessica fora assassinado e que Roger, desaparecido desde então, é o principal suspeito do crime. Para ajudar seu cliente, Eddie vai investigar em Toontown, subúrbio de Hollywood onde vivem os astros de desenhos animados. Mas, o sinistro juiz Doom irá fazer de tudo para atrapalhá-lo e complicar a vida de Roger.

ESPECIAL: UMA CILADA PARA ROGER RABBIT

por Eliana Gonçalves de Moraes

 

who-framed-roger-rabbit

 

Em um mundo onde desenhos animados e humanos coexistem, Eddie Valiant (Bob Hoskins) é um detetive particular que não está passando por uma boa fase desde que seu irmão foi morto por um desenho. Roger Rabbit é um coelho, astro de desenhos animados que, desconfiado que sua esposa Jessica o trai, contrata seus serviços para segui-la. As coisas começam a ficar ruins quando, no dia seguinte, Eddie é acordado com a notícia de que o suposto amante de Jessica fora assassinado e que Roger, desaparecido desde então, é o principal suspeito do crime. Eddie, então, dá início às suas investigações indo para Toontown, subúrbio de Hollywood onde vivem os astros de desenhos animados. Mas, o sinistro juiz Doom (Christopher Lloyd) irá fazer de tudo para atrapalhá-lo e complicar a vida de Roger.
 
Produzido por Steven Spielberg e dirigido por Robert Zemeckis (da série De Volta para o Futuro e Forrest Gump – O Contador de Histórias), Uma Cilada para Roger Rabbit é uma deliciosa aventura que mistura animação e live-action numa trama de espionagem, traições e assassinatos, retratando a Hollywood dos anos 40. Uma aventura ao estilo de film noir – tem até sua poderosíssima femme fatale – mas com um visual hiper colorido.

 

 

 

O filme foi lançado em 1988 e tem o casal mais cool (e exótico) do cinema, o coelho Roger e a diva Jessica Rabbit, uma garota descaradamente sexy e apaixonada por seu marido orelhudo. Desde Betty Boop (que faz uma ponta no filme) não se via uma personagem de animação com traços tão glamourosos e sedutores. Talvez faça páreo apenas com a sexy dançarina Holli Would de Mundo Proibido (Cool World, de Ralph Bakshi) que veio depois, em 1992, em outra incursão no cinema unindo desenhos animados e atores reais, com Brad Pitt e Kim Basinger (a voz de Holli) no elenco.
Mas Jessica Rabbit ainda me seduz infinitamente mais, principalmente por seu inesquecível número musical arrebatador, onde interpreta a canção “Why Don’t You Do Right?” diante de uma plateia extasiada. Completamente irresistível.
 
A voz sensual de Jessica Rabbit é da atriz Kathleen Turner, mas quem empresta sua voz à personagem quando ela canta é a atriz Amy Irving. E Roger é dublado pelo ator Charles Fleischer.

 

 

“EU NÃO SOU MÁ. FUI DESENHADA ASSIM.”

 

WHY DON’T YOU DO RIGHT?”

 

Outra sacada muito legal do filme são as participações especiais de célebres personagens de desenhos da Warner Bros, Paramount, MGM e Disney, que aparecem aqui e ali, num divertido passeio pela Toontown, a cidade dos desenhos.
 
A animação feita de forma artesanal, num momento onde a computação gráfica ainda dava seus primeiros passos, ficou por conta de Richard Williams, que fez as aberturas animadas dos filmes da Pantera Cor-de-Rosa (A Volta e A Nova Transa), Cassino Royale e O Que É Que Há, Gatinha?  entre outros. E é ele quem dubla o personagem Droopy no filme.

 

 

O ator Bob Hoskins, que interpreta o detetive Eddie Valiant, nos deixou em abril de 2014, aos 71 anos. Ele disse que foi na observação de sua filha de três anos, brincando com seus amiguinhos imaginários, que se inspirou para obter a sensação de contracenar com os desenhos e contou que seu filho lhe disse, semanas depois de ver o filme, que não podia acreditar que seu pai havia trabalhado com personagens de desenhos animados, como Pernalonga, e não o levou para conhecê-los, rs.
 
Christopher Lloyd, que havia trabalhado com Zemeckis em De Volta Para o Futuro – nosso eterno “Doc” – interpreta aqui o sádico juiz Doom, da Corte Superior Distrital de Toontown, e Joanna Cassidy – a replicante Zhora de Blade Runner – é Dolores, garçonete e namorada de Eddie, que os ajuda a resolverem o caso contra o juiz Doom.
 
O filme contou com duas participações muito especiais também nos bastidores: os saudosos Mel Blanc, que dá sua contribuição dublando vários personagens como Pernalonga, Patolino, Gaguinho, Frajola e Piu-Piu (sendo esta a última vez que dublou os mesmos), e Mae Questel, que deu voz a Betty Boop de 1930 até o personagem ser aposentado em 1939, e aqui retorna na participação especial de Boop no filme. Mae que também dublou Olivia Palito no passado.

 

 

Uma curiosidade: O diretor Terry Gilliam (de Os 12 Macacos) esteve interessado em dirigir o filme, mas acabou desistindo por considerar que realizá-lo seria muito difícil.
 
Uma Cilada para Roger Rabbit, uma das produções mais caras da década de 80, ganhou os Oscars de Melhores Efeitos Sonoros, Efeitos Especiais e Edição em 1989.

 

“SMILE DARN YA SMILE”

 

MAKING OF

 

E NÃO PODEMOS ESQUECER DE OUTRA PERSONAGEM ADORÁVEL DO FILME… A “BELA” LENA HYENA!

 

 

Vamos lá, embarquem nessa viagem deliciosa que, ainda hoje, em meio aos CGI, 3D, IMAX etc, diverte e encanta com todo seu charme e glamour.
 
BOA DIVERSÃO!

 

giphy17

 

UMA CILADA PARA ROGER RABBIT
(Who Framed Roger Rabbit / EUA / 1988)
dirigido por Robert Zemeckis
roteiro: Gary K. Wolf (peça), Jeffrey Price (escritor), Peter S. Seaman (escritor)
com Bob Hoskins, Charles Fleischer (voz de Roger Rabbit), Christopher Lloyd, Kathleen Turner (voz de Jessica Rabbit), Amy Irving (voz de Jessica Rabbit cantando), Joanna Cassidy, Alan Tilvern, Stubby Kaye, Lou Hirsch (voz de Baby Herman), Joel Silver e Mel Blanc (vozes de Pernalonga, Patolino, Piu-Piu, Gaguinho e Frajola)
 
 

Deixe um comentário