2 FILMES GENIAIS DE MONSTROS

2 FILMES GENIAIS DE MONSTROS

por Eliana Gonçalves de Moraes

 

 

Criaturas gigantescas destruindo cidades inteiras e causando o terror pelo mundo afora…

O cinema já nos proporcionou uma deliciosa fauna de criaturas que assolaram meio planeta, raptaram mocinhas indefesas, aterrorizaram populações e ficaram marcados eternamente em nossas mentes. King Kong, Godzilla, aranhas gigantes, seres mutantes, dragões diversos… uma infindável gama de criaturas descomunais que causaram bons pesadelos em todos nós.

Escolho aqui dois dos filmes que considero os mais legais já produzidos até hoje sobre elas. Tanto pelo estilo documental de um, trazendo para mais perto a sensação de pavor generalizado, quanto pelas sacadas geniais do outro, numa deliciosa mistura de horror com drama, humor e crítica às mazelas governamentais.
E claro, pelas criaturas assustadoras e sempre bizarras que tanto adoramos!

 

Vale a pena conferir.

 

 

1 – CLOVERFIELD – MONSTRO

 

 

Com roteiro do novato Drew Goddard, direção de Matt Reeves e produzido pelo J. J. Abrams (da série Lost e o filme Star Trek), Cloverfield – Monstro  conta a história de um jovem que, prestes a se mudar para o Japão, convida um grupo de amigos para uma festa de despedida. De repente, em meio à festa, um grande abalo acontece deixando todos assustados. A princípio, pensam ser um terremoto mas, em seguida, percebem que algo muito mais terrível e catastrófico está acontecendo.
Um monstro gigantesco está destruindo a cidade de Nova Iorque.
Está instaurado o pânico geral!

Seguindo o estilo “found footage”, popularizado pelo filme A Bruxa de Blair em 1999, onde as cenas são gravadas com câmeras portáteis com narrativa semelhante a um documentário, o filme segue a ação pela ótica dos atores, numa frenética sequência de fuga e desespero.
O filme não possui sequer uma trilha sonora, o que aumenta a sensação de pavor e tensão constante.
O suspense já começou na seleção dos atores, que só receberam autorização de ler o roteiro após assinarem o contrato para participar do filme.

A criatura é fantástica, realmente aterrorizante, assim como as pequenas criaturas parasitas cujos ataques são tão ou mais apavorantes que a descomunal criatura.

Uma das cenas mais impactantes do filme é a da cabeça da Estátua da Liberdade sendo arrancada e arremessada na rua. Cena essa inspirada no cartaz do filme Fuga de Nova York, do John Carpenter, de 1981. Clássica!

Com um final impactante, Cloverfield – Monstro é um excelente filme de terror, com uma carga de tensão arrepiante.

 

 

 

CLOVERFIELD – MONSTRO
(Cloverfield / EUA / 2008)
Thriller / 85 min
dirigido por Matt Reeves
roteiro: Drew Goddard
com Michael Stahl-David, Mike Vogel, Lizzy Caplan, Jessica Lucas, T. J. Miller,
Odette Annable, Anjul Nigam, Margot Farley, Theo Rossi, Brian Klugman, Kelvin Yu, Liza Lapira, Lili Mirojnik, Ben Feldman e Elena Caruso

 

 

2 – O HOSPEDEIRO

 

 

Dirigido pelo sul-coreano Bong Joon-ho, O Hospedeiro conta a história de Hie-bong e sua família, que moram à beira do rio Han e tem uma barraca de comida no parque. Certo dia, um monstro aparece no rio causando terror e, em meio ao caos que se instaura, a neta de Hie-bong é capturada por ele.
Hie-bong e sua família saem em busca da menina enfrentando o monstro.

O filme foi uma marco na Coreia do Sul, tornando-se a produção mais lucrativa de sua história e com ótima repercussão nos festivais internacionais.

Há uma explicação no filme para o surgimento da criatura… no inicio do filme vemos dois cientistas em um laboratório de uma base militar dos Estados Unidos na Coreia do Sul. Um deles ordena ao seu subalterno que despeje uma substância tóxica no rio. E a poluição química gera um mutante, o tal monstro.

O design da criatura é fantástico, criado pelos magos da Weta Workshop, a empresa responsável pelos efeitos especiais de O Senhor dos Anéis.

O filme tem um humor genial, ele consegue criar situações tão absurdas em meio a todo o caos e drama que nos pega totalmente de surpresa, dando um alívio para aquela tensão toda.

É também uma crítica mordaz ao governo e suas atitudes frente a situações de risco. Bong Joon-ho, junto com os corroteiristas Baek Cheol-Hyeon e Hah Joon-Won, aproveitou um incidente real acontecido em 2000, na Coreia do Sul, para construir sua história.

Enfim, um filme genial que recomendo a todos.

 

 

 

O HOSPEDEIRO
(Gwoemul, The Host / Coréia do Sul / 2006)
Horror / 119 min
dirigido por Bong Joon-ho
roteiro: Bong Joon-ho (roteiro), Baek Cheol-Hyeon (roteiro), Hah Joon-Won (roteiro)
com Kang-ho Song, Hie-bong Byeon, Hae-il Park, Doona Bae, Ah-sung Ko, Dal-su Oh, Jae-eung Lee, Dong-ho Lee e Je-mun Yun

 
 

Deixe um comentário