AGNES DE DEUS (Norman Jewison / 1985) A jovem freira Agnes mantém secretamente uma gravidez e, ao dar à luz, despeja a criança na lata de lixo de seu quarto onde é posteriormente encontrado morto, enforcado pelo próprio cordão umbilical. A situação é levada à justiça, que designa a dra. Martha Livingston para analisar o estado mental de Agnes. Entre os advogados, há consenso de que Agnes é louca, mas Martha decide investigar a personalidade da jovem freira e as causas que a fariam cometer este ato. Porém, ela bate de frente com a madre superiora Miriam Ruth, que acredita que Agnes foi tocada por Deus e quer poupá-la do desgaste promovido pela investigação.

AGNES DE DEUS

por Valdeci Oliveira

 

 

2017129tfphoalyl6fovnr2ljanu6zfg6xnplqyfkbp39vm3zjihowum9d4xgtvlwavhp2zzyor_a5tdso6ew5xnkj_q

 

Um dos grandes filmes dos anos 80 foi, sem dúvida, esse polêmico drama psicológico dirigido pelo competente (e atualmente sumido) Jewison, responsável pelo sucesso “Feitiço da Lua” e o oscarizado “No Calor da Noite”.

O filme conta a emblemática história da jovem freira Agnes (Tilly, indicada ao Oscar) que mantém secretamente uma gravidez e, ao dar à luz, despeja a criança na lata de lixo de seu quarto onde é posteriormente encontrado morto, enforcado pelo próprio cordão umbilical.

Na ocasião de seu lançamento, o filme mexeu com as estruturas da igreja católica que iniciou uma campanha voraz para banir o filme dos cinemas, considerando-o uma blasfêmia. Não bastasse o tema espinhoso, Jewison foi agraciado com as atuações espetaculares de Fonda, como a doutora Martha Livingston, que é designada para avaliar o estado mental da freira e evitar que seja levada ao tribunal por assassinato, e Bancroft (indicada a Oscar), como Miriam Ruth, a madre superiora que afirma, categoricamente, que Agnes foi tocada por Deus e nega qualquer forma de contato sexual com um homem dentro do convento. Um tema incendiário que só mesmo um diretor de seu quilate e atrizes consagradas teria coragem de encarar. Um filme sensacional que merece uma revisão.

MINHA NOTA: 45 (Ótimo)

 

 

AGNES DE DEUS – (Agnes of God), EUA, 1985
Direção: Norman Jewison
Com: Jane Fonda, Ann Bancroft, Meg Tilly

 

 

Deixe um comentário