A HISTÓRIA POR TRÁS DA CANÇÃO: LOVE ME TENDER

A HISTÓRIA POR TRÁS DA CANÇÃO: LOVE ME TENDER

tradução de Leandro Coelho
 

 
 
2016-09-061

 

Elvis Presley poderia não ter tido um de seus discos de sucesso se a família Poulton não tivesse deixado a Inglaterra em 1835 para buscar uma nova vida na América. Eles se estabeleceram em Lansburgh, Nova York, onde o jovem George aprendeu violino e piano, e tinha esperança em tornar-se um maestro.

Na idade de 12, ele também tentou compor e, ao longo das próximas duas décadas, teve mais de 20 canções publicadas. Era a idade de shows de menestréis, que apresentavam músicas folclóricas divertidas. Com isto em mente, Poulton compôs uma canção, com letra do letrista William Whiteman Fosdick, o que seria um contraste – uma balada sentimental simples com o tema altamente tradicional de uma bela jovem com cabelos brilhantes.

Eles chamaram a música de Aura Lee, e foi publicada com direitos autorais em Cincinnati em 1861: Como o melro na primavera, Neath the willow tree Sat and pip’d I heard him sing Sing-ing Aura Lee. Embora Aura Lee tenha sido bem sucedida como uma canção de menestrel, ela ganhou popularidade inesperada com os soldados em formação na academia militar de West Point, onde rapidamente se tornou uma canção de graduações, e ganhou nova letra (por LW Becklaw), logo se tornando conhecida como Army Blue.

A canção também foi conhecida mais tarde como The Violet and The Girl With the Golden Hair. Logo após Aura Lee foi lançada, a Guerra Civil Americana começou. A música era, muitas das vezes, parte da guerra. Tambores, flautas, violinos, banjos e metais eram tocados em volta de fogueiras, em cerimônias, nas marchas, e até mesmo durante as batalhas. Aura Lee se tornou a música favorita das tropas de ambos os lados do conflito.

A imagem da linda menina foi adicionada a outra canção de guerra, The Yellow Rose of Texas: Talk About Your Clementine or Sing of Aura Lee. Após a guerra, Aura Lee foi retomada por quartetos de barbearias e gravada por muitos artistas, mas sua ligação militar ainda pairava. Em 1936, no filme Meu Filho é Meu Rival (Come and Get It), Frances Farmer interpretou-a como dois personagens diferentes (ela interpretou uma mãe e filha) em diferentes vozes. Ela reapareceu em O Último Mosqueteiro (The Last Musketeer, 1952) e The Long Gray Line a usou como uma canção de West Point em 1955.

 

 

Apenas um ano depois, uma melodia de Poulton seria lançada a uma audiência internacional muito mais ampla. Um fenômeno de entretenimento, chamado Elvis Presley, tinha causado uma histeria musical com sua gravação de Blue Suede Shoes – uma histeria que ganhou impulso através de Heartbreak Hotel, em seguida, Hound Dog. Com os lucros desses sucessos, Elvis comprou uma casa espaçosa em Audubon Drive, Memphis e, tendo alcançado índices de audiência impressionantes nas paradas e na TV, ele começou a pensar numa possível carreira no cinema.

Com a orientação duvidosa do “Coronel” Tom Parker, Elvis foi contratado para seu primeiro papel em um filme que teria o título de Ama-me com Ternura (Love Me Tender). E decidiu-se que, no filme, ele cantaria sua primeira canção que não seria um rock. Eles precisavam de uma música para o filme. O diretor musical da película foi Ken Darby, que encontrou a velha melodia Aura Lee, de 95 anos. A melodia simples não precisava de reestruturação, mas novas palavras foram incluídas. Acredita-se que o próprio Darby foi responsável pelas letras, mas ele deu os créditos para sua esposa Vera Matson – e Presley. Assim nasceu a canção Love Me Tender.

 

 

Elvis gravou a canção em agosto de 1956 em um grande palco sem sua banda e coro habituais. O segundo take foi declarado satisfatório e Love Me Tender foi lançada. Ela liderou as paradas, permanecendo número 1 por cinco semanas. Presley e seu agente não tiveram pudores em rearranjar as músicas existentes para atender seus gostos. Wooden Heart foi uma combinação de novas letras em inglês adicionadas à canção alemã Muss Ich Denn; a canção francesa Plaisir d’Amour tornou-se Can´t Help Falling in Love e It´s Now or Never foi uma reescrita de O Sole Mio.

Após Presley, outros artistas gravaram Love Me Tender: Connie Francis, The Platters, Tony Bennett, Marty Robbins, Kenny Rogers, Engelbert Humperdinck, Paul Anka, Ray Conniff, The Lettermen, Linda Ronstadt, e até mesmo Frank Sinatra. Foi difícil, no entanto, escapar da sombra projetada pelo desempenho e voz rouca sussurrada de Presley.

 

 

Texto retirado de Love Me Tender: As Histórias Por Trás das Canções Favoritas do Mundo, por Max Cryer, publicado por Frances Lincoln em Thurs.Love Me Tender Escrito por George R Poulton, Vera Matson, Elvis Presley, 1956.

 
 

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