A HISTÓRIA POR TRÁS DA CANÇÃO: MOON RIVER

A HISTÓRIA POR TRÁS DA CANÇÃO: MOON RIVER

tradução de Leandro Coelho

 

breakfastattiff_059pyxurz1

 

Já houve uma verdadeira Holly Golightly? Aparentemente, sim. A americana Dorian Leigh Parker começou como modelo na década de 1940, com a idade tardia de 27. Dona de um rosto magro, olhos de um azul hipnótico e um ar de mistério feminino, ela rapidamente se tornou a modelo mais famosa no mundo.

Durante sua longa vida de mais de oito décadas, Dorian Leigh (que abandonou o sobrenome quando começou a ser modelo) teve vários maridos e uma legião de amantes de alto nível. Truman Capote ficou fascinado por ela, sendo um visitante freqüente ao seu apartamento em Nova York.

Ele aprendeu a entrar no apartamento pela escada de incêndio, e Dorian o encontrava brincando com seus gatos quando chegava em casa. Capote inventou um apelido para ela: “Happygo- lucky”, e dentro de sua cabeça, uma personagem começou a se formar: uma mulher com ideias bem liberais para com as regras da vida.

 

downloads224

Dorian Leigh

 

Assim nasceu uma das personagens memoráveis da ficção do século 20, Holly Golightly. Ela foi apresentada aos leitores no livro Bonequinha de Luxo, de Capote, publicado em 1958. Era um livro notável e ousado para a década de 1950: Holly não hesitava em mencionar suas aventuras na cama. Ela se relacionava com homens negros, e não tinha qualquer culpa por roubar o homem de uma amiga.

A notícia rapidamente se espalhou de que Holly foi baseada diretamente em Dorian Leigh. Os trabalhos para o filme logo começaram, que foi lançado em 1961. Capote queria Marilyn Monroe para o papel de Holly Golightly. Mas ela foi rejeitada por executivos da Paramount, que contrataram Audrey Hepburn.

 

audrey_hepburn_breakfast_at_tiffanys

 

Inicialmente, insatisfeito com a atriz principal, Capote ficou ainda mais insatisfeito com as alterações feitas na sua história – a reabilitação das liberdades morais de Holly, e particularmente o final, onde Holly foi persuadida a permanecer em Nova York. Mas ninguém tinha quaisquer queixas sobre a escolha do compositor do filme e letrista.

Henry Mancini e Johnny Mercer tinha registros impecáveis. O primeiro tinha sido responsável pelo tema da Pantera Cor-de-Rosa, e o último tinha escrito as letras de Hooray for Hollywood, One for My Baby e uma dúzia de outras músicas.

Mancini e Mercer acabaram sendo premiados com quatro Oscars cada, incluindo um, em 1962, para a melhor canção do filme com Moon River, de Bonequinha de Luxo. A voz de Audrey Hepburn era fina demais, e extremamente limitada em alcance, embora sempre em sintonia. Mas Mercer enfrentou alguns obstáculos para se chegar a um conceito final de uma canção para ela.

Mercer cresceu em Savannah, Geórgia, e com as memórias de suas navegações, começou a escrever uma canção chamada Blue River, mas descobriu que o título já estava em uso. Ele tentou usar as palavras de abertura I’m Holly, mas a descartou, por achá-la banal.

Mancini levou um mês para compor a melodia certa para atender a menina franzina. No filme, Hepburn cantou a música, sentando-se com um violão na escada de incêndio de um apartamento em Nova York, e o resultado foi encantador.

 

 

Mancini relatou, mais tarde que, após a primeira pré-estréia do filme, o presidente da Paramount Pictures deu uma tragada em seu charuto e anunciou que a canção teria que ser removida. A normalmente delicada Hepburn disse-lhe, firmemente, que isso só aconteceria por cima de seu cadáver.

Apesar do sucesso do filme, Os estúdios Paramount ainda pareciam cautelosos sobre a voz da atriz e do álbum da trilha sonora. A música com o violão foi substituída por uma versão orquestral. Mas, com ou sem Hepburn, a música subiu em popularidade.

 

 

Logo depois de seu lançamento, mais de um milhão de cópias da partitura da música foram vendidas. A gravação de Andy Williams e performances posteriores tornaram-se um dos seus maiores sucessos e o título da música tornou-se o nome do seu próprio teatro em Missouri, que também tem um restaurante de nome Moon River.

Há quinhentas outras versões conhecidas da música gravadas, incluindo as de Frank Sinatra, Louis Armstrong, Judy Garland, Sarah Vaughan e Sarah Brightman. Depois que Hepburn morreu em 1993, sua gravação original foi lançada pela primeira vez. Um trecho do rio em Savannah, perto de onde o letrista Johnny Mercer viveu, foi renomeado Moon River em sua honra.

Moon River surge em lugares inesperados. Filmes feitos em lugares tão distantes como Japão e Coreia têm usado a música. Ela foi ouvida na série Sex and the City e Os Simpsons. No filme de 1985, Assassinato por Encomenda (Fletch), Chevy Chase cantou a melodia ao ter seu reto examinado, e a comediante Joan Rivers apresentou sua própria versão: “Joan Rivers, mais velho do que o céu …”As pessoas às vezes questionam sobre o significado da frase “huckleberry friend”.

Quando era criança, Mercer catava huckleberries (amoras silvestres) no verão. Para ele, as frutinhas tinha uma ligação pessoal com uma infância despreocupada, reforçada pela associação com a personagem de Mark Twain, Huckleberry Finn.

A explicação era que Holly Golightly – que na verdade era de uma origem caipira – e Huckleberry Finn poderiam muito bem ter sido amigos, se alguma vez tivessem se encontrado.

 

 

 

 

 

Texto retirado de Love Me Tender: As Histórias Por Trás das Canções Favoritas do Mundo, por Max Cryer, publicado por Frances Lincoln.

 

Deixe um comentário